quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Adolescentes góticos têm mais chances de ter depressão

Adolescentes góticos têm mais chances de ter depressão

Estudo britânico ainda apontou que eles são mais propensos a sofrer com autoflagelação e bullying

Jovens que seguem o estilo gótico costumam usar roupas pretas, maquiagem escura e pesada e ouvir quase sempre músicas sombrias com letras melancólicas. Apesar de fazerem parte de um grupo de pessoas com os mesmos interesses, eles permanecem por muito tempo isolados e, geralmente, costumam se afastar de outros grupos.
Mas o que pode fazer com que permaneçam excluídos e solitários? Essa foi uma das perguntas que motivaram pesquisadores da Universidade de Bristol, na Grã-Bretanha, a avaliar o vínculo que existe entre adolescentes que fazem parte desse movimento e os sinais da depressão.
Após três anos de experimento acompanhando 3.694 jovens britânicos de 15 anos, os investigadores constataram que aqueles que se identificaram como góticos eram mais propensos a desenvolver a depressão porque já tinham apresentado sinais da doença antes mesmo dos 15 anos. Além disso, em muitos casos foram apontados episódios de autoflagelação e bullying na escola.
Os pesquisadores também observaram que os jovens que já se sentiam negligenciados por sua família ou colegas de escola eram automaticamente atraídos pelo estilo gótico. Ou seja, quando se sentiam excluídos do meio familiar, de um grupo ou da sociedade, eles procuravam fazer parte de um movimento em que pudessem conviver com outras pessoas que estivessem vivenciando a mesma situação.
Apesar da conclusão, os pesquisadores indicaram que a maioria dos adolescentes góticos não apresentava problemas resultantes da solidão. Mas, a partir desse estudo, é possível identificar mais facilmente os sinais de depressão, bullying ou autoflagelação entre os adolescentes, para poder estimular o apoio a esse grupo de risco.
Julgar menos, ajudar mais
No meio familiar, na escola ou nos grupos em que estão inseridos, há adolescentes que se sentem incompreendidos. Em meio à busca de sua identidade, ficam enclausurados em seu mundo particular, receosos em expressar suas dúvidas e sentimentos. Por isso, acabam se recolhendo atrás de um estilo alternativo, como o gótico, para representar o que estão vivendo.
Esse distanciamento, na maioria das vezes, torna-se um círculo vicioso que os faz cair em um poço de melancolia. Essa tristeza pode fazer com que acabem adotando o isolamento não mais como opção de vida, mas por estarem realmente sofrendo.
É importante que os pais dialoguem com os filhos que seguem esse estilo, demonstrem preocupação e procurem entender os motivos que os levaram a adotar esse comportamento. Eles também precisam observar se o filho buscou fazer parte do movimento apenas pelas características do grupo ou porque mantém sinais relacionados ao bullying 
ou à depressão.
Além da família, as pessoas em geral precisam entender que por trás das roupas pretas e das imagens melancólicas pode estar um adolescente que se sente desamparado, desenvolvendo sinais de algum problema que ele não consegue ou não 
sabe explicar.
Procurar saber o histórico de vida do jovem gótico e colocar-se no lugar do adolescente podem ser ferramentas eficazes para conseguir ajudá-lo a superar os problemas pelos quais ele está passando, em vez de haver qualquer condenação ao seu comportamento alternativo.



UNIVERSAL ensina os jovens internos da Fundação CASA, que as DROGAS é destruidora para a sociedade.


 Sábado animado na Fundação Casa Bom Retiro, com a presença dos voluntários da Igreja Universal do Reino de Deus. com um propósito não somente de levar atividades, mais também momentos de fé. para dar inicio ao evento esteve presente Pastor Geraldo vilhena, Coordenador de evangelização em unidades da Fundação Casa de São Paulo.  com uma palavra de fé . As drogas tem destruído nossa sociedade, a única solução e ter um encontro real e verdadeiro com Deus, muitos jovens aqui tem dificuldades de largar as drogas, a maior delas e as amizades, que só levam para ruína que arrastam para as drogas e o crime. Um exemplo o ouro está todo sujo , passa por um processo e começa a brilhar, hoje em dia tem muitos obreiros e Pastores que um dia estiveram no mundo do crime, mais hoje são pessoas transformadas. Disse ele.



Dando seguimento ao evento foi a vez dos palestrantes, que deram orientações de como ficar longe das drogas, Robson de Freitas ex-usuário de drogas, conta que tudo começou no tempo de escola com 13 anos por pura curiosidade,  usou todos os tipos de drogas, disse ele : Essa disposição que vocês jovens tem para usar as drogas , invertessem para o lado do bem,  com certeza suas vidas seriam diferente. Por que você não pega uma caixa de sorvete e vai vender , para ajudar sua família  seu pai se hoje você chegar com um dinheiro roubado e for 100 mil ele irá ficar triste, mais se hoje você chegar com 100 reais que você trabalhou ele irá sentir muito orgulho de você. Deus pode transformar , mais tem que haver um querer da sua parte, jovem se você, não está valorizando a sua vida. Então valoriza a da sua família, você ouve o amigo, e não ouve a mãe e o pai. finalizou ele.





Pastor Geraldo vilhena Pergunta: Amauri por trás das drogas existe uma força do mal ? Ele responde: Com toda certeza  está força do mal que impulsiona  a fazer as coisa erradas. mais o que adianta os jovens estão aqui na Fundação Casa,  o projeto ele é ótimo, mais não é suficiente, para arrancar a força do mal . mais se junto com a Fundação Casa, e o projeto da IURD,  você der ouvidos, a sua vida muda.


 Após as palestras, o pastor Geraldo Vilhena junto com os voluntários fizeram uma oração para que os jovens e famílias, tivesse uma libertação dos espírito que dão vida do desejo de usar drogas.




E para a alegria dos adolescente foi servido muito bolo com refrigerante. e não somente isso mais muito sorvete para todos e cesta básica para as famílias. o evento encerrou com um atendimento as famílias, e todos os funcionários da casa agradeceram a presença da IURD.











Que o Senhor Jesus abençoe a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário