terça-feira, 18 de agosto de 2015

Aprendendo valores desde cedo

Aprendendo valores desde cedo

Pesquisa mostra que crianças de 3 a 5 anos já possuem senso intuitivo de justiça

 

 Crianças podem ser muito mais surpreendentes do que os adultos imaginam. Um estudo publicado pela prestigiada revista científica Current biology mostra que, entre 3 e 5 anos, os pequenos têm um alto nível de preocupação com os outros e senso intuitivo de justiça.
De acordo com a pesquisa, nessa faixa etária os pequenos preferem devolver itens perdidos aos donos do objeto do que punir quem os pegou. Eles também impedem que terceiros tomem posse de algo que não os pertença. Isso demonstra que são justos e que já nessa idade entendem o dano causado à vítima quando percebem algo errado. As crianças agem com os outros da mesma forma como cuidam das próprias coisas.
O justo e o perverso
O senso de justiça, por exemplo, além de ser digno de alguém virtuoso, é bíblico. No capítulo 10 de Provérbios, Salomão lista uma série de características que diferenciam o justo do perverso, aquele que crê em Deus daquele que O despreza. O rei fala que a pessoa sábia também é justa, respeita os pais, teme a Deus e comporta-se adequadamente, de modo que não agrida a ninguém com suas palavras.
Por isso é tão importante acompanhar o processo de aprendizagem ainda na fase pré-escolar (entre 3 e 5 anos), idade em que as crianças da pesquisa se encontravam. Desde muito cedo, os pequenos têm capacidade para aprender valores e desenvolver gestos conforme homens e mulheres de Deus fazem. O papel dos familiares e, quando há, dos educadores, é muito precioso nesse momento do desenvolvimento das crianças.
Como Deus lida com os seus filhos
Assim como Moisés recebeu de Deus as leis para nortear o povo de Israel quando saiu do Egito, pais e mães devem, ainda em casa, designar normas para acompanhar o desenvolvimento dos pequenos. O exemplo de como Deus lida com os seus filhos mostra que não se deve esperar que eles cresçam para apresentar a importância da fé e iniciar o estudo bíblico. O ideal é que, desde cedo, eles aprendam ensinamentos bíblicos, morais e espirituais.
 
 As atitudes dos pais e o bom exemplo são essenciais nesse aprendizado. Crie situações de aprendizagem em atividades dentro e fora de casa. Estando com a família por perto, a criança desenvolve confiança e capacidade de agir e reagir diante dos estímulos, incluindo os de leitura e compreensão de texto.
Leia histórias da Bíblia para o seu filho – há livros específicos para as crianças. Desperte nelas a curiosidade de querer saber mais sobre os personagens, os costumes da época, os locais onde as histórias se passam e, principalmente, como eles agiam, a fé, os valores e a obediência a Deus.
Ao início ou ao final de cada leitura, ore com o seu filho. A oração é uma conversa direta com Deus. É nela que você se alinha com a vontade dEle. Sem oração o estudo da Bíblia é só mais uma leitura de um livro qualquer. Orando e estudando, você e a criança evoluem espiritualmente.
Em boas mãos
E você não precisa se preocupar em descuidar da educação do seu filho enquanto assiste a uma reunião na Universal. A Escola Bíblica Infanto-Juvenil (EBI) é um trabalho especial, realizado em todo o Brasil e no mundo, com crianças de 0 a 11 anos. Na EBI, os pequenos recebem uma Palavra de fé e cuidados básicos planejados de acordo com a idade. Clique aqui e saiba mais sobre o trabalho da EBI na sua cidade ou país.



UNIVERSAL ensina os jovens internos da Fundação CASA, que as DROGAS é destruidora para a sociedade.

 Sábado animado na Fundação Casa Bom Retiro, com a presença dos voluntários da Igreja Universal do Reino de Deus. com um propósito não somente de levar atividades, mais também momentos de fé. para dar inicio ao evento esteve presente Pastor Geraldo vilhena, Coordenador de evangelização em unidades da Fundação Casa de São Paulo.  com uma palavra de fé . As drogas tem destruído nossa sociedade, a única solução e ter um encontro real e verdadeiro com Deus, muitos jovens aqui tem dificuldades de largar as drogas, a maior delas e as amizades, que só levam para ruína que arrastam para as drogas e o crime. Um exemplo o ouro está todo sujo , passa por um processo e começa a brilhar, hoje em dia tem muitos obreiros e Pastores que um dia estiveram no mundo do crime, mais hoje são pessoas transformadas. Disse ele.



Dando seguimento ao evento foi a vez dos palestrantes, que deram orientações de como ficar longe das drogas, Robson de Freitas ex-usuário de drogas, conta que tudo começou no tempo de escola com 13 anos por pura curiosidade,  usou todos os tipos de drogas, disse ele : Essa disposição que vocês jovens tem para usar as drogas , invertessem para o lado do bem,  com certeza suas vidas seriam diferente. Por que você não pega uma caixa de sorvete e vai vender , para ajudar sua família  seu pai se hoje você chegar com um dinheiro roubado e for 100 mil ele irá ficar triste, mais se hoje você chegar com 100 reais que você trabalhou ele irá sentir muito orgulho de você. Deus pode transformar , mais tem que haver um querer da sua parte, jovem se você, não está valorizando a sua vida. Então valoriza a da sua família, você ouve o amigo, e não ouve a mãe e o pai. finalizou ele.





Pastor Geraldo vilhena Pergunta: Amauri por trás das drogas existe uma força do mal ? Ele responde: Com toda certeza  está força do mal que impulsiona  a fazer as coisa erradas. mais o que adianta os jovens estão aqui na Fundação Casa,  o projeto ele é ótimo, mais não é suficiente, para arrancar a força do mal . mais se junto com a Fundação Casa, e o projeto da IURD,  você der ouvidos, a sua vida muda.


 Após as palestras, o pastor Geraldo Vilhena junto com os voluntários fizeram uma oração para que os jovens e famílias, tivesse uma libertação dos espírito que dão vida do desejo de usar drogas.




E para a alegria dos adolescente foi servido muito bolo com refrigerante. e não somente isso mais muito sorvete para todos e cesta básica para as famílias. o evento encerrou com um atendimento as famílias, e todos os funcionários da casa agradeceram a presença da IURD.











Que o Senhor Jesus abençoe a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário