quarta-feira, 4 de novembro de 2015

Será que todo ser humano é preguiçoso?

Será que todo ser humano é preguiçoso?

Confira o que mostra um estudo feito por pesquisadores do Canadá e veja como agir para não deixar o desânimo dominar você

Se você anda deixando suas obrigações para o dia seguinte, se a dieta é sempre adiada para a próxima segunda-feira ou se a ideia de ler esta matéria até o final parece desesperadora, então, este texto é exatamente para você. 
Essas posturas são apenas algumas que definem uma pessoa preguiçosa. Mas não se assuste: a preguiça é inerente aos seres humanos. É o que afirma um estudo realizado pela Universidade Simon Fraser, do Canadá. A pesquisa concluiu que somos “biologicamente programados para sermos preguiçosos”, porque o sistema nervoso define padrões de movimentos em uma busca constante para gastar o mínimo de energia possível.
Só que é preciso tomar cuidado, porque a preguiça, biológica ou não, pode atrapalhar nossa vida. “Em algum momento podemos ter de enfrentar a preguiça, mas o problema acontece quando ela o impossibilita de realizar o que é esperado”, explica Alessandra Souza de Amorim, psicóloga e especialista em gestão de pessoas.
Como saber se a preguiça que você sente está fora dos limites? Pare e pense: o que você deixou de fazer nas últimas semanas? O que está adiando por medo, comodismo ou falta de vontade?
“Após fazer essa identificação, reavalie suas atitudes para lidar com o problema. É necessário buscar mecanismos que auxiliem no combate desses sintomas, pois os resultados são sempre negativos”, acrescenta a psicóloga.
Como enfrentar o desânimo
 
 Nayara Barbosa, de 18 anos, (Foto ao lado) estudante, chegou à conclusão de que precisava mudar suas atitudes, pois estava deixando a preguiça dominá-la. “Tudo para mim era difícil e cansativo, não ajudava minha mãe em nada em casa. Até para explicar algo para as pessoas eu tinha preguiça”, lembra a jovem.
Parece até engraçado, mas, por conta desse jeito, ela perdeu grandes oportunidades. “Já deixei de ir a várias entrevistas de emprego por preguiça, perdi boas oportunidades por não querer acordar cedo e porque eu não queria pegar ônibus. Eu não conseguia nem estudar, pois era só pegar algum livro que eu já ficava cansada.”
Ela não tinha vontade nem de cuidar da aparência e, dessa forma, passou a sentir raiva de si mesma. “Já estava ficando doente e perplexa, porque eu olhava para mim e me sentia inútil, quando, na verdade, poderia estar em uma faculdade, trabalhando e de bem comigo mesma”, desabafa.
A família de Nayara sempre a criticou muito. O namorado também reclamava e dizia que ela precisava ir atrás do futuro e acordar para a vida, mas ela não dava crédito a nada nem a ninguém. “Só que, quando vi que tudo ao meu redor estava andando e só eu estava parada no tempo, percebi que necessitava fazer alguma coisa para sair dessa situação”, revela.
Apesar de muito triste, ela tomou consciência de que precisava mudar. “As pessoas mais próximas me incentivaram e, aos poucos, venci aquela falta de disposição e comecei a focar nos meus objetivos.”
A fé a ajudou a perceber o que deveria ser feito. Além disso, a mudança nas atitudes foi crucial para sua transformação. “É uma guerra vencer a preguiça. A todo momento é uma luta contra mim mesma, mas busco me desafiar, tento sempre acordar cedo e realizar minhas tarefas de casa. No período da tarde, foco nos estudos e faço de tudo para preencher meu dia com coisas úteis.”
Superação
O primeiro passo para espantar a preguiça é entender que tudo começa no pensamento. Não é difícil, por exemplo, entender por que a maioria das pessoas que está acima do peso se considera ou é rotulada de “preguiçosa”. A comodidade que foi gerada em sua mente em relação à condição de seu corpo reflete inevitavelmente no seu exterior.
“Se o objetivo desejado vale a pena, então você tem apenas essas duas opções: crê que é capaz e arregaça as mangas ou crê que é incapaz ou preguiçoso demais para lutar por ele. Qual a desculpa que você tem usado para não perseguir seus objetivos?”, questiona Renato Cardoso, apresentador e palestrante. Ele deixa um alerta aos preguiçosos de plantão: “sua preguiça de pensar, analisar, sondar e raciocinar pode lhe custar muito, muito caro”, enfatiza.
Então que tal começar agora aquilo que você vem adiando há meses? Evite postergar suas responsabilidades e não permita mais que, de alguma forma, a preguiça ganhe espaço em sua vida, independentemente de em qual área ela esteja se instalando.
Como combater a preguiça na prática?
- Não espere ter todos os recursos necessários para obter algum resultado. Comece com o que você possui.
- Evite desculpas para justificar suas falhas.
- Faça planos e coloque-os em um papel.
- Depois, tire os planos do papel: de nada adianta escrevê-los e não executá-los.
- Faça pelo menos uma coisa prazerosa no dia e celebre isso.
- Evite pessoas com o mesmo comportamento que o seu.
- Não aceite ficar na lista dos que fracassaram por causa da preguiça.
- Busque alimentar-se de forma saudável e em horários regulares.
- Decida fazer pelo menos um item desta lista, colocando-o em prática hoje mesmo. Aproveite e comece assim que terminar a leitura.
- Realize atividade física regularmente.
Sempre se lembre da frase abaixo, ela o ajudará muito no processo de mudança, que, na verdade, começará em sua mente:
“Suba o primeiro degrau com fé. Não é necessário que você veja toda a escada. Apenas dê o primeiro passo.” (Martin Luther King)

A UNIVERSAL leva a cura dos vícios para os jovens internos da Fundação CASA.


 Para alegrar  os adolescentes da Fundação Casa de Fazenda do Carmo e a UNIVERSAL, esteve presente neste último domingo, levando um evento com muitas atividades voltadas para os internos e famílias,



 Para dar início ao evento, o Pastor Sansão da UNIVERSAL (Cenáculo do bairro de Tiradentes) Fez uma oração especial  pela libertação dos internos da casa, e deu uma palavra sobre a importância da família



Em seguida, Amauri (ex traficante) da início ao debate sobre as drogas, relatou suas experiências no mundo das drogas além de usuário era traficante de drogas e armas, ficou durante 10 anos, no mundo do crime.disse ele: comecei socialmente, quando vi, já estava usando todos os tipos de drogas.


Noel Fernandes obreiro do Cenáculo do Brás fala para os jovens que por trás dos vícios existe uma força do mal: E que somente o Senhor Jesus pode liberta-los finalizou.

 Em seguida foi feita a apresentação da peça teatral o leilão de uma alma, apresentada pela força jovem Brasil essa peça, tem por finalidade mostrar o grande valor da alma humana, que somente o Senhor Jesus pagou um alto preço pela vida da humanidade. todos os adolescentes nessa hora da apresentação ficaram em silêncio, creio que está peça tocou fundo, em cada um.
 
 
 
 
 
 


 
Para finalizar foi servido para os internos e famílias doces e refrigerantes.





Que o Senhor Jesus abençoe a todos

Nenhum comentário:

Postar um comentário