segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Procura-se um amor de verdade

Procura-se um amor de verdade

Entenda como escapar dos mitos românticos para viver um amor real

Frio na barriga, coração acelerado e sinos tocando. É assim que muitas pessoas acreditam que vão ficar ao encontrar o amor. Com a estudante Tatiane Patrício Alves Neto, de 26 anos, não foi diferente. Entre contos de fadas e filmes de Hollywood, a moça passou parte da adolescência esperando a pessoa ideal e acreditando que apenas um olhar seria suficiente para reconhecer uma alma gêmea no meio da multidão. Mas a fantasia acabou em desilusão quando ela tinha 17 anos.
“Certa vez, encontrei um rapaz e meu coração disparou.Achei que era a pessoa certa. Comecei a tentar chamar a atenção dele, mas ele nunca olhou para mim. Quando descobri que ele estava namorando outra, perdi o chão. Eu via cenas de amor à primeira vista nos filmes e achava que aquilo aconteceria comigo”, relembra. Depois da experiência, Tatiane diz que ficou mais atenta aos seus sentimentos.
O designer gráfico Helio Arreche Neto, de 30 anos, também viveu momentos semelhantes de amor à primeira vista durante a adolescência e o início da fase adulta. “O sentimento tomava conta e isso já me fez sofrer muito, pois você acha que ama aquela pessoa que você nunca viu e isso é uma mentira”, afirma.
Helio conta que chegou a embarcar em um relacionamento baseado em ilusão. “Eu agi pelo sentimento, pelo coração, achava que ela sentia o mesmo que eu. Acabei sendo traído cinco vezes. Perdi tudo com a dor que sentia, emprego bom, carro, faculdade, entrei em depressão”, diz. Quando a tormenta passou, Helio decidiu se preparar para um “amor de verdade” e aprendeu a não se precipitar na hora de começar um relacionamento.
Sem pressa












Em janeiro de 2014, Helio e Tatiane se encontraram após uma reunião da Universal em Guarulhos, região metropolitana de São Paulo. Eles já tinham se visto em outras reuniões, mas daquela vez decidiram conversar um pouco, além de trocar telefones e contatos na internet. Nenhum dos dois tinha expectativa sobre um futuro relacionamento.
“Tudo começou com amizade. A gente foi conversando e assim foi crescendo o gostar um do outro. Temos gostos em comum e fomos descobrindo que também temos defeitos”, diz Tatiane. “Percebi que queria namorar a Tatiane só depois de muita conversa. Vi que tínhamos afinidades e que ela era uma grande mulher de Deus”, acrescenta Helio.
Quando Helio iria pedir Tatiane em namoro, ela disse que ainda não estava preparada. “Falei para ele esperar um pouco. Pedi a opinião da minha mãe sobre um possível namoro. Em seguida, perguntei para amigos em comum sobre o Helio e só depois me permiti gostar dele. Começamos a namorar em março”, relata Tatiane.
Depois de passarem por vários desafios durante o namoro, Tatiane e Helio se sentem preparados para o casamento, marcado para o próximo dia 24 de janeiro. Os dois garantem que o controle das emoções é um dos motivos do bom relacionamento entre eles, além de paciência, parceria e muita conversa.
“Queremos ser felizes juntos. Sabemos que vamos enfrentar obstáculos e até desentendimentos ao longo do caminho, mas temos vontade de superar os problemas”, conclui Tatiane.
Fantasia versus vida real











A emoção e os sentimentos descontrolados estão por trás de muitas desilusões amorosas. Essa é uma das principais lições do casal Renato e Cristiane Cardosoem cursos e palestras que ministram sobre relacionamento conjugal. À frente do programa de televisão The Love School, da Rede Record, e autores de livros sobre vida a dois, Renato e Cristiane são unânimes ao alertar sobre o perigo dos mitos que transformam o amor real em fantasia.
“Quando a pessoa fica influenciada por uma ideia romântica de amor, ela logo suspende o juízo, suspende as faculdades mentais, torna-se ou se faz de cega para coisas importantes sobre a pessoa por quem ela se apaixonou. Então ela entra de cabeça no relacionamento para depois, quando a realidade cai, descobrir que fez uma grande besteira”, destacou Renato, durante o programa de rádio Escola do Amor Responde, na Rede Aleluia, no último dia 29.
Durante a mesma transmissão, Cristiane apontou os riscos do amor à primeira vista. “Você tem que ter muito cuidado quando decide coisas importantes da vida pelos seus olhos, porque os olhos enganam muito. Os olhos são parceiros nos crimes do coração”, ensinou.
A psicóloga clínica e mestre em psicologia Letícia Guedes, de Goiás, explica que as transformações na sociedade também ajudam a confundir muitas pessoas quando o assunto é amor. “Vivemos uma mudança de valores. Amor, fidelidade e respeito parecem estar fora de moda. Fica difícil achar alguém que a gente admire de verdade, então as figuras de novelas, filmes e contos de fadas acabam se tornando modelos”, analisa.
A especialista também destaca a pressa como uma das grandes inimigas de um relacionamento feliz e duradouro. “As pessoas estão cada vez mais carentes e, ao mesmo tempo, encontram dificuldade para manter um relacionamento estável. Infelizmente, muitas têm se engajado em qualquer relacionamento pelo simples desejo de ter alguém. Aí surgem relacionamentos doentios, humilhação, falta de respeito e até agressão física”, acrescenta.
Onde está o amor?
Em meio aos obstáculos do cotidiano, muitas pessoas chegam a desistir de ter um par. Para elas, o amor parece algo muito distante da realidade. Outras seguem acreditando no amor, mas preferem esperar por ele sem fazer nada, como se um passe de mágica pudesse salvá-las da solidão. Enquanto isso, há românticos que fazem qualquer coisa para ter um amor: apelam para mandingas, insistem em relacionamentos fadados ao fracasso e aceitam qualquer tipo de união.
Mas, afinal, existe uma maneira equilibrada e segura de encontrar um amor de verdade e manter um relacionamento feliz? Para Renato e Cristiane, a resposta é sim. E a solução desse enigma começa de forma simples: com transparência, uso da razão e disposição para o diálogo.












Em um dos trechos do livro Casamento Blindado, Renato e Cristiane assinalam a importância de seguir as leis do relacionamento: “Coisas como perdoar, tratar o outro como também quer ser tratado, ter paciência, servir, ajudar, ouvir, não ser egoísta, falar a verdade, ser fiel, respeitar, ter bons olhos, tirar a trave do próprio olho primeiro, cuidar, agradar são básicas para que haja um relacionamento”.
A psicóloga Letícia Guedes acrescenta que o autoconhecimento é outro ingrediente fundamental para o amor. “Antes de ter um relacionamento, a pessoa precisa se amar, identificar as próprias qualidades e ter respeito por si mesma. Depois, é preciso estar aberta para conhecer o outro, saber interagir em ambientes sociais e buscar um companheiro em locais onde seja possível encontrar um par com valores semelhantes”, sugere.






SÃO PAULO – O trabalho de evangelização realizado pela IURD nas unidades da Fundação Casa SP (antiga Febem) tem se intensificado nos últimos anos. Semanalmente, voluntários da IURD levam uma palavra de fé aos internos, procurando mostrar a importância de buscar a Deus. Muitos têm demonstrado arrependimento de seus erros, que como conseqüência lhes trouxe a privação da liberdade. 

Segundo o coordenador do trabalho no Estado de São Paulo, pastor Geraldo Vilhena, os resultados são gratificantes. "Procuramos levar aos internos conforto espiritual, através do qual muitos têm aceitado com interesse a Palavra de Deus e mudado de vida. Temos constatado o resultado do nosso trabalho quando estes decidem se batizar e, aqui fora, nos procuram, querendo dar continuidade ao que aprenderam enquanto reclusos", relata o pastor. 
Para algumas  autoridades da Fundação Casa (antiga FEBEM) como, atitudes como essa apenas reiteram a importância do trabalho promovido pela IGREJA UNIVERSAL DO REINO DE DEUS. "A presença da Igreja, não só hoje, mas no dia-a-dia, é essencial para estabelecer um futuro melhor a todos, especialmente colaborando com o nosso trabalho, que não é fácil. É um grande prazer tê-los aqui e saber que sempre podemos contar com os pastores e voluntários da IURD", destacou.

DA FUNDAÇÃO CASA PARA O ALTAR DA IGREJA UNIVERSAL DO REINO DE DEUS.

Roger Alexandre Novaes dos Santos, aos 12 anos o seu pai abandonou a sua casa em consequencia faltou alimento o jovem Roger tentou até consegui um emprêgo mais devido as mas companhias, passou a usar drogas e praticar pequenos furtos, com o passar do tempo começou fazer assaltos maiores. Até que um dia em um assalto, foi preso pelo policia e foi levado para a Fundação Casa do Brás UIP-8;depois foi transferido para UI-36 foi quando ele começou a frequentar as reuniões de Quinta Feira as 08:00h daIgreja Universal do Reino de Deus quando conheceu o Senhor Jesus atravez da Obreira Francisca da IURD Bela Vista que o libertou e o levou o jovem a conhecer de fato e verdade o amor do Senhor Jesus.

Roger quando teve liberdade a principio não quis ir para IURD, com o passar do tempo a noite ele começou a chorar muito e lembrou-se do voto que fez com o Senhor Jesus na Fundação Casa. No dia seguinte procurou uma IURD e se batizou hoje é um auxiliar da IURD para honra e gloria do Senhor Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário